+351 912 553 588 / +351 912 352 366 visimelp@ese.ipsantarem.pt

Simpósio 59

SIMPÓSIO 59 – O PAPEL DAS DIFERENTES COMPETÊNCIAS NA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA

 

Coordenadoras:

Maria José Grosso | Universidade de Macau | mjgrosso@umac.mo

Jing Zhang | Universidade de Macau | jingz@umac.mo

 

Resumo:

Este simpósio tem como objetivo refletir sobre as diferentes competências que são componentes das competências de comunicação, pois embora pertençam a esta macro-competência comunicativa, têm funções particulares e específicas no desenvolvimento da proficiência do aluno, como é o caso da componente sociocultural /competência sociolinguística que sobressai como uma componente significativa no ensino aprendizagem do português a adultos em qualquer nível de ensino.

 

Palavras-chave: competências, competência comunicativa, competência sociolinguística, proficiência.

 

Minibiografias:

Maria José dos Reis Grosso é doutorada em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa e professora associada da mesma Universidade. Desde 2012 é professora na Universidade de Macau. Tem desenvolvido e coordenado vários projetos de investigação e trabalhos sobre o português língua estrangeira. Desde 2013 coordena o Projeto: A Framework in Portuguese as a Foreign Language for Chinese Native Speakers na Universidade de Macau. Desempenhou várias funções de coordenadora e de diretora em Macau e na Universidade de Lisboa (designadamente diretora do Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira CAPLE;2009-2011). Dirige a coleção Ensino e Aprendizagem do Português para Falantes de Outras Línguas da Edit. LIDEL. Tem feito formação de professores em Portugal e no estrangeiro.

Jing Zhang é doutorada em Linguística pela Universidade de Macau, leciona nesta Universidade desde 2003 várias disciplinas ligadas ao português como língua estrangeira (PLE) para falantes de língua materna chinesa. Tem publicado artigos e trabalhado em vários projetos nesta área, designadamente no ensino de português (PLE) nas escolas de Macau. As suas áreas de investigação são a Aquisição de Segunda Língua (ASL), o Ensino de PLE e o desenvolvimento da competência sociocultural pelos aprendentes chineses.

 

 

Por sugestão das coordenadoras este simpósio, o mesmo irá funcionar em conjunto com o simpósio 20.